Lições importantes que aprendi em 29 anos

Posted on

Meu aniversário passou e, por um tempo, fiquei imaginando o que estava por vir. A verdade é que depois de algumas voltas inesperadas, acabei em uma reflexão sobre coisas que já vivi e lições importantes que aprendi em 29 anos. Hoje, resolvi tirar isso da mente e compartilhar aqui. Confere!

Amor não completa, soma

Amar alguém não é ter uma pessoa para preencher um vazio que existe em você. Um sentimento especial não possibilita que sejamos incompletos, pelo contrário. Amar é unir uma outra parte, personalidade e conhecimento, agregando ao que somos.

Estar presente não é ser presente

Muitos não percebem, mas existe uma grande diferença. Para estar, basta a presença física. O “ser” demanda muito mais. É disponibilizar um tempo de qualidade e atenção à alguém ou alguma coisa. Como de nada adianta algo incompleto, se não for para estar inteiro, melhor não estar.

Ser sua própria companhia é bom

Existe uma diferença enorme entre adorar estar cercado de amigos e não suportar ficar sozinho. Ter um tempo para organizar os pensamentos, metas e até mesmo curtir quem você é, é essencial. É importante lembrar que não existe forma de amar alguém quando não há amor-próprio.

Você pode ser a meta de alguém

É normal nos espelharmos em outras pessoas e idealizarmos como gostaríamos ser através delas, mas é importante lembrar que também temos pontos fortes e qualidades que são constantemente observados. Vale ser fiel à nossa essência e dar sempre o melhor: provavelmente somos a inspiração de alguém.

Experiências valem mais do que bens

As experiências que vivemos são o que tornam a vida completa. Viajar, por exemplo, é a melhor forma de entender o mundo e suas possibilidades. Ir a bons restaurantes, ver uma peça de teatro e conhecer coisas novas agregam muito mais do que adquirir um carro, por exemplo.

É preciso dialogar e ceder

Diálogo resolve 80% dos problemas, mas é preciso disposição e respeito. Além disso, em toda discussão é importante saber a hora de ceder. Às vezes, é muito melhor estar em paz do que estar certo.

Elogios são difíceis

Nada em um elogio é fácil. Descobrir se são verdadeiros ou aceitá-los sem perder a humildade são tarefas muito mais difíceis do que receber uma crítica. Existe uma linha muito tênue entre gostar de ser elogiado e precisar disso para ser feliz. Autocrítica é necessária para não transformar algo bom em ego inflado.

Você nem sempre vai estar feliz, e está tudo bem

Chorar e se decepcionar são coisas normais. Precisamos aceitar que nem sempre vamos estar felizes e que isso também faz parte da experiência que é viver. E claro, lembrar que é muito difícil nos superarmos antes de alguma coisa dar errado, então o que não planejamos pode sim ser o empurrão que nos levará para frente.

Tempo é o bem mais precioso

Seja para estudar, trabalhar ou resolver um projeto, é muito difícil encontrar alguém que não queira multiplicar o tempo. Então, se ele é tão pouco, por que gastá-lo com coisas que só acabam com nossas energias? O melhor é tentar cortar as reclamações, procrastinação e aproveitar com as pessoas que amamos, fazendo o que gostamos e guardando muitas recordações da vida.

E aí, o que achou? Concorda com algum dos itens?

Me conta nos comentários!

25Comentários

  1. Ingrid Raggio says:

    Adorei suas lições e concordo cm vc..
    O aprendizado é diario e vamos amadurecendo cm o tempo

  2. Luísa Graup Silveira says:

    adorei as reflexões, concordo com tudo, beijoss

  3. Tamila Domingues says:

    Nossa que postagem linda. Adoreii muito. Belas palavras e descrição. Arrasou em csda palavra. Bjs

  4. Ana Cristina Kimura says:

    O tempo que temos pra mergulhar em nós mesmas é precioso, e só ele nos per,mite o contato com todas essas lições que a vida nos dá.
    Sim, sei que receber elogios sem deixar o ego inflar é tarefa árdua, mas aí vai: para uma mãe, testemunhar o seu amadurecimento e ver a mulher plena que você se tornou é sim o maior presente de todos.

  5. Malu says:

    Oi flor! Adorei todas as reflexões! Super concordo com tudo, mas quero destacar o item em que vc fala sobre elogios .. Realmente recebe-los não é fácil. Mas nem sempre a gente se dá conta disso!
    Parabéns pelo post!

  6. Erika Monteiro says:

    Oie, tudo bem? Primeiro parabéns um pouquinho atrasado. Tudo de bom pra você. O tempo que dedicamos aqueles que amamos é muito importante e precisa ser de qualidade, sempre. Beijos, Érika =^.^=

  7. Lailana Lima Silva says:

    Nossa que post incrível! A gente sempre aprende alguma coisa nova durante a vida.

  8. Erica Oliveira says:

    Vc sabe que na minha fase dos 29 aos 31 anos descobri e aprendi muitas coisas, acho que o fato de entrarmos na segunda idade nos faz ficar mais atentos ao que acontece ao nosso redor. Apesar de ser uma fase complicada (para alguns) acho que também é de muito aprendizado, crescimento e amadurecimento e essas são as melhores coisas 🙂

  9. Miriam says:

    “Estar presente não é ser presente” concordo plenamente eu sempre penso nisso quando não consigo encontrar tempo para ficar de bobeira com minhas filhas. Este post está recheado de sabedoria

  10. Fabiane says:

    Concordo com tudo que disse, principalmente a parte “Elogios são difíceis” realmente há uma grande diferença na forma em que vamos absorver os elogios e como os enchergamos.

  11. Gabrielle Estácio says:

    Adorei sua publicação, acho que essas lições são as mais importantes para viver bem.

  12. Anatomia says:

    Olá,
    Como é bom ter esses comentos de reflexão, isso mostra amadurecimento.
    Lições especiais e motivadoras, concordo com todas!
    Beijos

  13. Cintia says:

    Olá!
    Amei o seu post! Com o passar do tempo vamos amadurecendo e tudo que você citou começa a fazer muito sentido e vamos mudando nossa visão das coisas da vida.
    Abraços

  14. milca abreu says:

    amei seu texto, realmente tem coisas que nos fazem relfetir muito com a chegada de maus um aniversário
    amei <3

  15. Thelma Priscilla Dominguês says:

    Lições lindas e muito importantes
    nos amar sempre
    bjs

  16. Alice Martins says:

    Oi Bruna, tudo bem?

    Amei essa ideia de post, fazer essa retrospectiva e ver o que você aprendeu até agora na sua vida é necessário. Concordo que nosso tempo é precioso e precisamos começar a aproveitá-lo da melhor maneira. Super concordo também que amar é somar, e não completar. Vários pontos que você citou, são coisas que concordo completamente e tento trazer para a minha vida. Excelente post!

    Beijos!

  17. Maria Rafaela says:

    São ótimas lições, estou aprendendo aos poucos.. mas, hoje, com 22 anos, já tenho uma base legal de lições da vida haha Adorei o post.

  18. Lucimar da Silva Moreira says:

    Bacana você compartilhar esses lições que você aprendeu, eu particularmente concordo com todas, são lições realmente importantes e que devemos sempre aprender com elas, a cada dia temos que aprender mais bjs.

  19. Joana Darc A says:

    oi!
    Durante a vida sempre vamos aprendendo algo, afinal a vida é isso mesmo. As vezes erramos e outras acertamos 🙂

  20. Open Kloset says:

    Olá Querida,
    Tudo bem?
    Ótimo post Querida, Concordo com todos:)
    Beijinhos Karina
    Bom fim-de-semana

  21. Nique Bittencourt says:

    Concordo plenamente, tenho quase 40 e tenho as mesmas lições, só acrescentaria Paciência é algo que já tive, hoje em dia é tão raro.

  22. Yasmin says:

    É muito bom chegar conseguir enxergar todos esses pontos, mostra o quão maduras estamos. Adorei o post!

  23. Mulher Virtuosa By Vany says:

    Liçòes valorosas e muito preciosas ! Sempre estamos aprendendo e amadurecendo! ótimo post!

  24. Mariana Romão says:

    Concordo com TODOS os ítens.

Leave a comment

Seu e-mail não será publicado.